quarta-feira, outubro 13, 2010

Pensando em possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Para o professor Raimundo Expedito "A escola precisa cair na real e no virtual, de que fala LEVY. "o virtual não se opõe ao real, mas sim ao actual. Contrariamente ao possível, estático e já constituído, o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objecto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a actualização." Toda educação escolar deveria motivar o aluno a aproximar o real do virtual. O real do imaginário. O desejo da razão. O sensível do intelectivo. A educação teria uma outra direção para isso, se nao fosse apenas AULISMO descolado da vida. Assim estariamos dialogando com os novos alunos da cultura do CIBERESPAÇO do mundo virtual e que estao navegando na internet de seus celulares. Será que um dia fazer uma aula como o diálogo das salas de batepapo, msn e orkut. Creio que o desafio está colocado.

Possiveis mudanças e contribuição das tecnologias


Os trechos a seguir fazem parte das reflexões feitas pelos cursistas no fórum as possíveis mudanças e as contribuições das tecnologias na sala de aula. A sala de aula atual precisa de ânimo, bem como os alunos precisam se sentirem motivados a aprender. Diante do cenário de convergência tecnológica nas escolas e na sociedade, é possível planejar estratégias inovadoras que utilizem as TIC como ferramentas facilitadoras da aprendizagem?
Para Luzinete: Os recursos tecnológicos só facilitam o trabalho do professor, é um meio pelo qual ajuda o professor e aluno. Agora se o professor não tiver o aprendizado e o interesse de utilizar estes recursos para melhoria de seu trabalho, é claro que não haverá mudanças, continuará na mesmice.
Nelcy - Acredito que nós como educadores não podemos ficar distantes da tecnologia, principalmente em sala de aula.
Adriana - O uso de computadores e da internet tem uma função muito importante para as crianças porque além de brincar, conversar e jogar, elas também estudam e aprendem com entusiasmo.
A tecnologia exige uma nova postura do docente, ele deixa de ser apenas um agente que transmite informação para se transformar num orientador que vai ajudar seus alunos a selecionar informações sabendo articular-las.
Ivoneide - Fazendo uso de um recurso tecnológico é impossível não perceber o efeito visível que os mesmos causam em sala de aula.
Janne - educação vivência desafios entre educadores e alunos, pois o professor não sabe mais o que ensinar de que forma ensinar seus alunos, onde a todo estante as mudanças são constantes e muito rápidas, as crianças nem todas mais algumas têm acesso à tecnologia e que se desenvolve de uma maneira diferente e que acabam gostando menos da escola, acham que no mundo virtual aprendem melhor.
Welignton - Com a utilização de tais recursos a atuação docente sofrerá profundas mudanças. Com isso, o professor deve sempre fazer cursos de capacitação para usar corretamente os recursos informáticos em suas práticas pedagógicas.
Elvira - Creio que usando computadores e Internet nas atividades curriculares não faremos as mesmas coisas que fazíamos antes, pois com as novas tecnologias, novas formas de aprender, novas competências são exigidas, ou seja, novas formas de se realizar o trabalho pedagógico.
Evanilde diz que é importante que nós professores façamos cursos para o melhor aperfeiçoamento da aprendizagem, no que diz respeito às tecnologias.
Para Nirta - a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje, e a grande mudança para superarmos o desafio das habilidades exigidas no SEC.XXI precisa iniciar pelo professor ,é necessário cuidar, preparar esse profissional, dar condições, pois é a porta de entrada para que aconteça a mudança.
Claudia - cabe ao Educador perceber a necessidade de preparar e montar novas estratégias de ensino que potencialize sua atuação docente de forma a otimizar a aprendizagem dos educandos.
Noeldina - O mundo moderno exige dos professores uma nova postura em relação ao ensino. Repensar a prática pedagógica, atento para as novas possibilidades e perspectivas na educação, fazendo as adequações necessárias para este novo contexto em que o aluno está inserido. Exigindo uma rapidez na aquisição de conhecimentos, que envolvem metodologias e uso da linguagem.
Margot cita Demo ao dizer que “a tecnologia permite uma nova visão no pensar, planejar e fazer o processo de ensino aprendizagem”.
Sulavone diz: o computador e a Internet fazendo parte do currículo não apenas como um suporte ou recurso, mas como um elemento a mais do currículo, ou seja, um espaço a mais de se fazer educação e interação.