terça-feira, janeiro 19, 2010

Educador e Aprendiz


Procuro colocar-me na condição de eterna aprendiz, baseada nos seguintes pontos:
No passado não muito distante a identidade do professor era a de ensinar, hoje pode-se se dizer que é ensinar e aprender, e vice - versa. A formação inicial do professor já não é mais condição para o exercício da profissão com êxito. De acordo com Novoa, atualmente os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. A identidade do professor precisa ser compreendida como saber/pensar/agir/pesquisar/produzir que se traduz em professor especialista, professor reflexivo, professor pesquisador e professor construtor de novos saberes. De acordo com Salgado (Salto/2003 – desafios da escola) o profissional da educação precisa ser especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele; um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação; um cidadão que faz parte de uma sociedade e comunidade. Como especialista o docente precisa conhecer e articular conteúdos e sua transposição didática, que domine um instrumental de trabalho valendo-se da tecnologia disponível incluindo a informática. Como pensador o professor deve compreender a natureza da educação em suas várias dimensões, que seja capaz de produzir saberes pedagógicos e contextualizar sua própria prática e que compreenda sua cultura contemporânea. Enfim, dada a complexidade que a profissão de professor remete, a concepção de ensinar e aprender deve ser construída a cada dia, em uma aprendizagem contínua.

Um comentário:

Anônimo disse...

A forma é deformar para reconstruir, pricipio pasico do construir paqra aprender.o que cabe aos cietistas da educação , buscar integrar a cidade ao seu objeto de trabalho. como diz o educador "o homem é produto do meio" parabes você está no caminho certo.