sexta-feira, dezembro 10, 2010

Prática Pedagógica com mídia Digital

A utilização de computador e internet traz resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Baseando-me na experiência prática de utilização de mídia digital na sala de aula, apresento experiências que são parte das atividades realizadas pelos professores cursistas do Proinfo Integrado, através do curso Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, oferecido pelo Ministério da Educação através do Núcleo de Tecnologia Educacional.

Na formação os cursistas desenvolverem atividades práticas de sala de aula com a utilização de mídias digitais, como vídeo, sito na web, clips, dentre outros.

Apresenta-se cinco textos dos cursistas do Curso Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC, os quais são relatos retirados do fórum do curso, no módulo Prática Pedagógica e Mídias Digitais que tem como objetivo levar o professor a analisar, planejar e executar aulas com conteúdo hipermídia. Os relatos mostram a importância da tecnologia nas aulas, a partir da experiência prática realizada pelos cursistas e acompanhada por formador do Núcleo de Tecnologia´.

Texto 1

A utilização de recursos multimídias em sala de aula é muito importante, pois garante uma participação efetiva dos alunos nas aulas, com mais aprendizado e para nós professores, um planejamento mais eficaz.[...] É preciso reforçar o saber específico que o profissional possui: o conhecimento didático e o controle das ferramentas pedagógicas.

A utilização dos recursos tecnológicos – computadores, internet, TV... são fundamentais para aprendermos mais e melhor de forma mais prazerosa.[....] Durante a preparação e aplicação das atividades planejadas, o que mais me possibilitou foi uma reflexão do conhecimento adquirido no decorrer do curso. Aprendi como utilizar melhor as ferramentas virtuais de acordo com o trabalho que se quer desenvolver. Hoje tenho mais segurança no manuseio das tecnologias, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Nenhum comentário: